gallery/sj cafe png
gallery/zap

O Café

Café - Características e detalhes do café

CARACTERÍSTICAS E DETALHES DO CAFÉ

O café é o fruto da planta Coffea, da família Rubiaceae, onde existem mais de 6 mil espécies. Há pelo menos 25 espécies importantes, originárias da África e de ilhas do Oceano Índico, porém apenas 2 delas são importantes economicamente, e diferem uma da outra pelo número de genes: o Coffea arábica e o Coffea canephora. São as duas espécies mais cultivadas no mundo.

O Arábica produz um café de melhor qualidade, mais fino e requintado, possuindo aroma intenso e os mais variados sabores, com inúmeras variações de corpo e acidez. É originário da África Oriental e geralmente cultivado em regiões com altitude entre 400 e 1.000 metros.

O Conillon é um café originário da África Central. Tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar. Não possui sabores variados nem refinados como o Arábica. Sua acidez é mais baixa, sendo utilizado intensamente nos cafés solúveis. Seu teor de cafeína é o dobro do Arábica.

O pé de café é um arbusto primo da gardênia e da quina. Para se desenvolver normalmente, necessita de um clima quente e úmido, além de um terreno que pode ser vulcânico ou argiloso-silício. Sua altura pode chegar a 12 metros, mas geralmente limita-se a 2 ou 3 para se obter uma colheita mais fácil.

Um pé de café dá seus primeiros frutos 5 anos depois de ter sido plantado. Ele produz em média 2,5 kg de "cerejas" por ano. Esses 2,5 kg darão 0,5 kg de café verde, que corresponde à cerca de 0,4 kg de café torrado. No momento em que brotam, variam segundo o clima e a altitude. Depois das floradas, que podem chegar a três por ano, cada flor dá origem a um fruto ovóide, de cor avermelhada, tendo de 10 a 15 mm de diâmetro, por 17 a 18 mm de altura. Este fruto contém dois grãos colados.

O grão de café tem a cor esverdeada, variando segundo a região de produção, a maneira como é preparado e o tempo em que é escorrido depois da colheita.

O mais frequente, sendo também a regra para os cafés de qualidade, é a colheita das cerejas vermelhas escuras, na perfeita maturidade, feita à mão.

Para preparar o café para ser exportado, uma série de precauções são necessárias: deve-se eliminar as folhas, as bagas ainda verdes, as pedras e outras impurezas, pela peneira ou pela rinsagem.

Café - Características e detalhes do café

JS CAFÉ - Companhia de Comércio Exterior | Todos os Direitos Reservados